Notícias

Privacy Tools realiza evento sobre prevenção a fraudes

No dia 27/05, a startup de privacidade Privacy Tools irá transmitir um bate-papo online e gratuito com os convidados Fabricio de Mota Alves, Sergio Fernando Moro e Paulo Baldin


No Brasil, aumentam cada vez mais os casos de fraudes, principalmente no mundo virtual. É comum que criminosos se passem por empresas para roubar dinheiro ou dados ou se passem por outras pessoas para solicitar benefícios do governo, etc. Há ainda as fraudes dentro de empresas, ou por parte delas, principalmente para desvios de verba. Essas são questões debatidas no universo de proteção de dados e privacidade.

 

Fraudes x Proteção de Dados

 

Quando as vítimas são pessoas físicas, muitas vezes o que ocorre é que pessoas mal intencionadas têm acesso aos seus dados e conseguem se passar por empresas de forma bem sucedida. Nesses casos, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) vem como um reforço à prevenção, pois obriga as empresas a adotarem formas para evitar o vazamento de informações pessoais de seus clientes.

 

Já quando as fraudes ocorrem dentro de empresas, muitas vezes há um conflito com a privacidade, afinal é preciso utilizar dados dos envolvidos para que seja realizada uma investigação. Por isso, é preciso um bom conhecimento da LGPD para investigar o ocorrido e se manter em compliance.

 

A importância de estudar privacidade

 

Se você tem uma empresa, ou é colaborador de uma instituição que lida com dados de diversos clientes, funcionários, fornecedores e parceiros, é preciso que você tenha conhecimento sobre a nova lei de proteção de dados.

 

Quando a sua empresa aplica medidas de prevenção, diminuem consideravelmente as chances de seus clientes terem dados vazados, como e-mail, telefone, histórico de compra, endereço, CPF e até mesmo cartões de crédito.

 

Assim como fica mais difícil de um criminoso utilizar dados de seus clientes para realizar novas compras, também fica mais improvável que essas pessoas se passem pela sua empresa e entrem em contato com seus clientes realizando cobranças.

 

Tudo começa com um bom entendimento sobre proteção de dados e privacidade, a aplicação de boas ferramentas e o treinamento contínuo da equipe. Só assim é possível estabelecer uma cultura de privacidade que irá diminuir a chance de problemas futuros com a lei.

 

Evento da Privacy Tools contará com convidados experientes

 

No dia 27/05, a startup de privacidade Privacy Tools irá transmitir um bate-papo online e gratuito com os convidados Fabricio de Mota Alves, Sergio Fernando Moro e Paulo Baldin. O evento será das 8h às 9h e tratará da relação da LGPD com a prevenção às fraudes a partir da experiência de cada profissional. Saiba mais sobre eles:

 

Fabricio da Mota Alves é Advogado e professor em Proteção de Dados. Sócio Coordenador de Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados no Serur Advogados. Membro indicado pelo Senado Federal para o Conselho Nacional da Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade. Data Protection Officer certificado pela Universidade de Maastricht.

 

Sergio Fernando Moro é Diretor Executivo da Alvarez & Marsal Disputes and Investigations. Ele é especialista na liderança de investigações anticorrupção complexas e de alto perfil, crimes de colarinho branco, lavagem de dinheiro e crime organizado, bem como consultoria de estratégia e conformidade para clientes que lidam com questões regulatórias complexas. Sergio também ocupou o cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil e antes, como juiz federal, presidiu a Operação Lava Jato (Car Wash).

 

Paulo Baldin é Gerente Sênior da Alvarez & Marsal Disputes and Investigations - Cyber Risk. Possui mais de 14 anos de experiência e coordenou/participou de mais de cinco dezenas de projetos em prevenção a fraudes, segurança da informação, auditoria interna/externa, controles internos, combate a crimes cibernéticos, data analytics e desde 2017 atuando diretamente com proteção de dados e privacidade. Graduado e Pós-Graduado em Tecnologia, possui mais de 35 certificações nas suas áreas de atuação, entre elas CISM e CDPSE. Palestrante nos mais diversos fóruns de tecnologia e segurança da informação do país, colunista de revistas do segmento e ainda atua como professor convidado de grandes instituições de ensino.

 

O evento será mediado por Aline Deparis, CEO na Privacy Tools, analista de Sistemas por formação , somando mais de 15 anos de experiência no setor de TI. Aline foi presidente da Assespro-RS (2019/2020) e CEO da Privacy e cofounder da Maven e Trubr. Foi também presidente CETI-RS (Conselho das Entidades de TI do RS) e membro do Conselho Fiscal do iColab.

 

Clique aqui para garantir sua vaga gratuita.

Comentários