Notícias

Dia Mundial Contra a Cibercensura: entenda a história e importância da data

O Dia Mundial Contra a Cibercensura é organizado pela ONG "Repórteres sem Fronteiras". Essa instituição é responsável pela defesa dos direitos dos cidadãos de se expressar na internet.


Em tempos de muita troca de informação, a liberdade de expressão é muito valorizada, especificamente na internet. Da importância desse tema, surgiu o Dia Mundial contra a Cibercensura, comemorado nesta sexta-feira (12). Para explicar a data, separamos algumas informações que informam sobre o surgimento da iniciativa.

O que é algo cibernético?

Quando você ouve a palavra "cibernético", o que você pensa? Existe uma diversidade enorme de filmes, jogos e até mesmo bandas e artistas  que possuem a palavra 'Ciber' entre os seus respectivos títulos ou nomes.  

A palavra Cyber pode exprimir a noção que temos da  Internet como um todo. O termo também é usado para definir a rede de comunicação entre os computadores, que poderia ser, principalmente, compreendida como meios de comunicação, como as redes sociais. Por esta relação, há quem diga que já somos seres cibernéticos. 

Por meio dessa conexão, temos uma facilidade maior de expressar aquilo que está em nossa mente. Ao mesmo tempo, conseguimos acessar a contextualização e a temática de qualquer assunto com maior velocidade, com meros cliques, tornando os debates mais acessíveis e aqueles que debatem mais preparados. Porém, há ainda alguns governos e instituições que temem a liberdade de expressão e acabam censurando aqueles que possuem ideias contrárias. 

O que é o Dia Mundial Contra a Cibercensura?

Agora que sabemos o significado da palavra cibernético, vamos para a contextualização da data. O Dia Mundial contra a Cibercensura é comemorado anualmente no dia 12 de março, em todo o mundo. 

O objetivo da data é conscientizar os cidadãos sobre a liberdade de se expressar e se comunicar pela internet. A causa colabora para que a web se torne acessível a todas as pessoas de uma maneira igualitária. Como dito acima, muitos governos interferem diretamente no quanto seus cidadãos são livres na internet. Em vários lugares do mundo, pessoas sofrem represálias com diversas restrições na maneira de se expressar e de se comunicar no ambiente digital.

O Dia Mundial Contra a Cibercensura é organizado pela ONG "Repórteres sem Fronteiras". Essa instituição é responsável pela defesa dos direitos dos cidadãos de se expressar na internet. O uso da web é restritivo e supervisionado em países como: Arábia Saudita, Coreia do Norte, Irã, Síria, Venezuela, México e Peru, Bielorrússia, Cuba.

Como dito acima, o Dia Mundial contra a Cibercensura foi criado pela ONG "Repórteres sem Fronteiras", que é uma instituição fundada no ano de 1985 na França, por Ménard, Brauman e Jean-Claude Guillebaud. A data foi celebrada pela primeira vez em 2009.

A importância da liberdade de expressão

Graças à liberdade de expressão, diversos governos já foram formados e derrubados. Com a internet, os cidadãos também podem debater sobre um tema sem sofrer represálias ou perseguições - ou pelo menos assim deveria ser. Com o mundo em um caos gerado pela pandemia, a liberdade de expressão se torna ainda mais importante, por permitir conhecer o real cenário que as pessoas estão vivendo em diversos países.

Alguns assuntos, que não eram tocados pela grande mídia ou em grupos de amigos por serem polêmicos ou pesados, são retratados muitas vezes pela internet com um diálogo mais aberto. E é com a liberdade de expressão que muitos podem prosseguir e prosperar, compartilhando informação relevante, aprendendo e se conectando aos outros por meio da comunicação digital. 

Comentários