Notícias

Audacity se envolve em polêmicas sobre uso de dados sem autorização

Muse Group, responsável pelo software Audacity, se manifestou negando as acusações de compartilhamento de dados sem autorização.


Um dos mais famosos programas de edição e captação de áudio, o Audacity, foi adquirido pelo grupo Muse Group. Contudo, alguns usuários demonstraram-se insatisfeitos e inseguros devido às mudanças de rastreamento de suas atividades. Sites especializados em código aberto acusaram o software de funcionar como spyware. 

O Muse Group, que agora detém o domínio do Audacity, se manifestou para esclarecer as dúvidas. A empresa falou da coleta que o software executa e ainda explicou sobre sua política de privacidade.

O grupo negou que o software seja capaz de coletar e compartilhar os dados dos seus usuários. A dúvida e o incômodo surgiram devido a um trecho da política de privacidade citar essa possibilidade. Ela foi descrita como pouco clara, de acordo com a nova proprietária do Audacity.

O software que funciona gratuitamente é um dos mais famosos do mundo. Ele é utilizado por profissionais de mídia para captação e edição de áudio e por podcasters.

O trecho citava a possibilidade de compartilhamento dos dados com compradores em potencial. Além disso, incluía autoridades, auditores e conselheiros. Dessa forma, nenhum destes seria citado diretamente. Os novos termos também diziam que nenhuma autorização seria dada ao consumidor, já que o próprio software faria a aprovação.

Coleta de dados é feita em checagem online

De acordo com o Muse Group, o Audacity realiza apenas uma checagem online. O objetivo é verificar elementos necessários para atualização do software. Ao realizar essa ação, o programa coleta algumas informações do usuário.

Entre as informações estão o sistema operacional, o processador, a versão do software e parte do endereço IP. Essas informações não são enviadas aos servidores durante o uso do software. 

A coleta de dados acontece com o consentimento do usuário. Um exemplo é a coleta de relatórios de erro no software após uma falha. O procedimento depende da interação de quem está utilizando. 

Dados não podem ser identificados

A empresa reforça que nenhuma outra informação, além das citadas, é transmitida para os servidores. O grupo ainda reforçou que os números relacionados ao IP dos usuários são anônimos e incompletos. Dessa forma, não há possibilidade de identificação.

As informações ficam armazenadas nos servidores do Muse Group por apenas 24h, sendo deletadas após o período. 

Quanto à citação do compartilhamento com as autoridades, a empresa também se esclareceu. Ela informou a obrigatoriedade da informação na política de privacidade devido às leis dos países onde atua. 

O grupo reforça que caso o Audacity não será alvo de pedidos de compartilhamento de registros sob mandado judicial. Tais registros não teriam serventia devido ao anonimato dos dados.

 

Comentários