LGPD

Empresas adequadas à LGPD ainda são minoria, segundo RD Station

O dado mais preocupante está na baixa porcentagem das empresas que se encaixam em prontidão com a LGPD, sendo apenas 15%.



O aumento dos ataques cibernéticos refletiu na insegurança de empresas que tratam dados de seus clientes. Na última semana , uma pesquisa realizada pela RD Station, empresa especializada em marketing em conjunto com os meios tecnológicos, revelou em dados a dificuldade das empresas. 

 

Dados encontrados na pesquisa 



Segundo ele, cerca de 93% da totalidade da quantidade de empresas contactadas conhecem ou já ouviram falar indiretamente sobre a LGPD. Aproximadamente, quase mil empresas foram consultadas. 

 

Do número, o dado mais preocupante está na baixa porcentagem das empresas que se encaixam em prontidão com a LGPD, sendo apenas 15%. Lembrando, as empresas estão sujeitas a sanções e multas desde o primeiro dia de agosto. As multas, por mais difícil que seja o alcance, podem chegar a mais de 50 milhões para aquelas que não se comprometeram com os protocolos da LGPD. 

 

Segundo eles, dois terços das empresas não seguiram as recomendações da LGPD e não aplicaram os requisitos de implementação. A primeira etapa exigida pela LGPD é a criação de políticas de proteção de dados dos usuários. Nela, a empresa deve incluir e explicar como as informações de seus clientes são capturados e qual será o uso dos dados. 



É recomendado que dentro das empresas haja um profissional especializado em proteção de dados, o termo é usado recorrentemente em inglês, "Data Protection Officer". A sua função é regular o contato da empresa juntamente com a ANPD. A Autoridade Nacional de Proteção de Dados fiscaliza a  aplicação das leis que se encontram na LGPD. O profissional deve, também, falar sobre a funcionalidade do fluxo dos dados e como é gerido; ser autônomo e saber como armazenar e tratar os dados da companhia que trabalha. 

 

O constante descuido com os dados dos clientes



A RD Station aponta que 22% das companhias não seguiram nenhuma medida de segurança recomendada para o uso de informações pessoais que armazenam em seus servidores. Em caso de vazamento de dados como a religião seguida pelo usuário, ou sexualidade, as multas serão aplicadas do mesmo jeito. Esse tipo de dado é chamado de informação biométrica que diz respeito ao comportamento do indivíduo como um todo. 

 

Motivos que explicam o problema com a adequação

 

Fernando Nones, atuante como Data Protection Officer da RD Station, listou os principais fatores que acabam sendo motivos para a falta de adequação. 

  • Falta de dinheiro para investir em novos processos; empresas menores são mais atingidas
  • Falta de profissionais na área
  • Indecisão sobre o funcionamento da LGPD e a inclusão da lei

 

Entre as recomendações de Nunes que aproximam as companhias da adequação estão: 

 

  • Criação de um mapeamento de dados que englobam os ricos
  • Necessidade de uma programa de privacidade eficaz para garantir a segurança
  • Cooperação da diretriz da empresa 
  • Conhecimento sobre a LGPD

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