Proteção de dados

De acordo com estudo, 74% das pessoas não leem políticas de privacidade

Ainda 4 entre 5 pessoas acreditam que o risco posterior ao compartilhamento de dados é significativamente maior do que os seus benefícios.


Os números servem como parâmetro para a realidade do Brasil e do mundo, em diversas áreas da vida e da sociedade. A proteção de dados é um tema que vem ganhando relevância a cada ano, e as estatísticas são muito importantes para entender em que ponto estamos rumo a mundo onde as informações de todos são protegidas.

 

O Pew Research Center dos Estados Unidos publicou recentemente um relatório com dados importantes. Vamos aos destaques:

Relatos preocupantes sobre termos de privacidade e segurança de dados

 

Uma informação trazida pelo relatório é que 74% das pessoas não leem ou raramente dão uma lida nestas políticas de privacidade. Muito provavelmente você já se deparou com os termos de algum site ou aplicativo e optou por registrar-se sem ter lido.

 

Este é um comportamento recorrente por partes dos usuários que compartilham os seus dados, porém é uma cultura que pode ser mudada. Quando sabemos o que é feito a partir de nossas informações, temos mais domínio sobre elas. Quando vemos nossos dados sendo usados de maneira incorreta, é imprescindível saber se já concordamos com aquilo no momento do nosso cadastro ou adesão. 

 

O que as pessoas pensam sobre a coleta de dados?

 

De acordo com o documento, 4 entre 5 pessoas acreditam que o risco posterior ao compartilhamento de dados é significativamente maior do que os seus benefícios. Ou seja, é possível perceber que o consumidor em geral não vê grandes motivos para compartilhar suas informações, o que pode ser mudado com boas estratégias de comunicação e relacionamento. 

 

Já 81% das pessoas sentem-se inseguras quando os dados sobre são coletados.  Sendo um número consideravelmente elevado, tal insegurança pode ser dada por não saberem o funcionamento do processo de coleta, algo totalmente entendível uma vez que poucas empresas falam abertamente sobre o assunto.

 

Relacionado a isso, 84% das pessoas querem saber e ter mais controle sobre como os dados estão sendo usados. Esse dado pode ser um reflexo de uma insegurança por parte do público que se depara com notícias de falhas e vazamentos em diversos sites e plataformas.

Comentários