Novas TVs da Samsung permitem gerenciamento de privacidade

Usuário terá poder de escolha sobre coleta de dados pela televisão

07/01/2020 13:59
Novas TVs da Samsung permitem gerenciamento de privacidade

Um novo aplicativo de privacidade será adicionado aos novos televisores da Samsung, de acordo com revelação durante a CES 2020. O aplicativo Privacy Choices trará ao usuário informações de privacidade, mostrando o que é coletado de dados enquanto ele está assistindo televisão.

 

De acordo o Engadget, ao app permite ter uma visão geral sobre quais dados a respeito do usuário são coletados durante o dia e informações sobre a conectividade com contas de redes sociais. O armazenamento do histórico de canais e vídeos e os áudios do microfone da Smart TV, que fica ligado para receber comandos de voz, comprometem a privacidade de quem utiliza esses televisores inteligentes.

 

O usuário terá o poder de controlar quais dados são compartilhados e cortar a sincronização de informações, caso ache certas coletas de informações desnecessárias ou exageradas.

 

O serviço não está disponível para testes durante a feira e nem imagens da interface foram divulgadas pela Samsung. O app deve estrear nos modelos da linha 2020. Não há informações sobre a chegada do Privacy Choices em Smart TVs que já estão no mercado.

 

Segundo o Consumer Reports, em um estudo recente, pesquisadores da Northeastern University e Imperial College London analisaram TVs inteligentes e outros dispositivos conectados à internet e descobriram que muitos deles enviavam dados para Amazon, Facebook e Doubleclick, empresa de publicidade do Google. Quase todas as TVs analisadas enviaram dados para a Netflix, mesmo que o aplicativo não estivesse instalado ou o proprietário não o tivesse ativado.

 

Outro estudo, feito por pesquisadores de Princeton e da Universidade de Chicago, analisou não as TVs, mas dois dispositivos de transmissão de decodificadores populares da Roku e da Amazon Fire TV. São oferecidos mais de 2 mil canais, e os pesquisadores encontraram rastreadores em 69% dos canais Roku e 89% nos canais de TV Amazon Fire. É provável que os números sejam os mesmos para as TVs inteligentes que possuem as plataformas da Roku e da Amazon incorporadas.





Read more...