Audacity se envolve em polêmicas sobre uso de dados sem autorização

Muse Group, responsável pelo software Audacity, se manifestou negando as acusações de compartilhamento de dados sem autorização.

19/07/2021 21:17
Audacity se envolve em polêmicas sobre uso de dados sem autorização

Um dos mais famosos programas de edição e captação de áudio, o Audacity, foi adquirido pelo grupo Muse Group. Contudo, alguns usuários demonstraram-se insatisfeitos e inseguros devido às mudanças de rastreamento de suas atividades. Sites especializados em código aberto acusaram o software de funcionar como spyware. 

O Muse Group, que agora detém o domínio do Audacity, se manifestou para esclarecer as dúvidas. A empresa falou da coleta que o software executa e ainda explicou sobre sua política de privacidade.

O grupo negou que o software seja capaz de coletar e compartilhar os dados dos seus usuários. A dúvida e o incômodo surgiram devido a um trecho da política de privacidade citar essa possibilidade. Ela foi descrita como pouco clara, de acordo com a nova proprietária do Audacity.

O software que funciona gratuitamente é um dos mais famosos do mundo. Ele é utilizado por profissionais de mídia para captação e edição de áudio e por podcasters.

O trecho citava a possibilidade de compartilhamento dos dados com compradores em potencial. Além disso, incluía autoridades, auditores e conselheiros. Dessa forma, nenhum destes seria citado diretamente. Os novos termos também diziam que nenhuma autorização seria dada ao consumidor, já que o próprio software faria a aprovação.

Coleta de dados é feita em checagem online

De acordo com o Muse Group, o Audacity realiza apenas uma checagem online. O objetivo é verificar elementos necessários para atualização do software. Ao realizar essa ação, o programa coleta algumas informações do usuário.

Entre as informações estão o sistema operacional, o processador, a versão do software e parte do endereço IP. Essas informações não são enviadas aos servidores durante o uso do software. 

A coleta de dados acontece com o consentimento do usuário. Um exemplo é a coleta de relatórios de erro no software após uma falha. O procedimento depende da interação de quem está utilizando. 

Dados não podem ser identificados

A empresa reforça que nenhuma outra informação, além das citadas, é transmitida para os servidores. O grupo ainda reforçou que os números relacionados ao IP dos usuários são anônimos e incompletos. Dessa forma, não há possibilidade de identificação.

As informações ficam armazenadas nos servidores do Muse Group por apenas 24h, sendo deletadas após o período. 

Quanto à citação do compartilhamento com as autoridades, a empresa também se esclareceu. Ela informou a obrigatoriedade da informação na política de privacidade devido às leis dos países onde atua. 

O grupo reforça que caso o Audacity não será alvo de pedidos de compartilhamento de registros sob mandado judicial. Tais registros não teriam serventia devido ao anonimato dos dados.

 





Read more...