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Google e Amazon são multados em 135 milhões de euros.

A autoridade de fiscalização francesa multou as empresas por instalações de cookies sem o consentimento dos usuários.


A Comissão Nacional de Informática e Liberdade (CNIL na sigla francesa) explicou em comunicado que as multas foram aplicadas devido à instalação automática de cookies, para fins publicitários, nos computadores dos usuários que acessam suas páginas.

A Comissão fez questão de apontar que "este tipo de 'cookies' não pode ser instalado sem o consentimento do utilizador", salientando que as janelas de informação sobre 'cookies' não acrescentavam "qualquer informação" ao utilizador sobre as que já se encontravam instaladas no computador desde que se ligou às páginas das empresas na internet.

Segundo os cálculos do CNIL, as práticas da Google, que obtém receitas publicitárias indiretamente graças às informações recolhidas por 'cookies', afetaram cerca de 50 milhões de usuários na França. O organismo apela às duas empresas que alterem as janelas de informação dos clientes no prazo de três meses.

A Google foi penalizada no valor de 100 milhões de euros, enquanto a Amazon teve a pena de 35 milhões de euros. Caso as empresas não entrem em conformidade, o CNIL aplicará uma multa de 100 mil euros por cada dia de atraso. 

Em janeiro de 2019, o CNIL já havia multado a Google em 50 milhões de euros por falta de transparência, informação incorreta e falta de consentimento em publicidade personalizada.

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