Destaque

3 dicas de segurança da informação para proteger seus dados.


A cada dia a quantidade de informações provenientes da internet aumentam, não é mesmo?

Com isso, o mundo virtual está cada vez mais se incorporando ao físico, possibilitando que, em poucos segundos, haja uma enorme troca de dados entre pessoas e empresas ao redor do mundo.

No entanto, apesar de todos os benefícios e vantagens que a era da informação nos proporcionou até hoje, ela também nos deixa expostos a alguns riscos.

Especialmente para os negócios, seja comércio, indústria de dobra de chapa, imobiliária, entre outros, esses riscos podem ser desafiantes, se os mesmos não tiverem cuidado e atenção, além de, é claro, as medidas de seguranças necessárias.

Para você ter ideia, em meados de 2017, diversas empresas sofreram ataques cibernéticos e tiveram os seus computadores invadidos por um vírus que coleta e furta informações sigilosas.

Até mesmo órgãos públicos nacionais, como o Tribunal da Justiça ou a Petrobrás tiveram os seus sistemas invadidos. Esses acontecimentos, entre outros, fizeram com que o país se tornasse o segundo local com o maior número de crimes cibernéticos.

E se você não quer deixar que esses riscos aconteçam com o seu negócio, então abaixo nós listamos algumas dicas valiosas de segurança da informação para que você possa proteger os seus dados e preservar a integridade dos colaboradores e clientes. Vamos lá?

1. Atente-se aos arquivos suspeitos

Primeiro de tudo, o que mais podemos encontrar na web são os arquivos suspeitos. Como mencionamos, a quantidade de informações aumenta a cada dia. Em razão disso, qualquer arquivo pode se tornar duvidoso, seja via e-mail, sites ou vindo das redes sociais, entre outros.

Alguns arquivos podem conter conteúdos nocivos ("spam"), que são capazes de coletar e furtar informações. Sendo assim, o cuidado básico com os arquivos manuseados pelo dispositivo é essencial.

2. Invista em sistemas de proteção de dados

Os sistemas de proteção são dados são softwares essenciais para a segurança digital de um negócio.

Apenas um antivírus básico não é mais capaz de assegurar uma proteção completa das suas informações.

Sendo assim, opte por utilizar sistemas como ferramentas de monitoramento de vídeo, integração de softwares, controles de acesso, entre outros.

Dessa forma, se um determinado cliente for comprar um motor elétrico usado com sua empresa, por exemplo, tanto os dados do usuário quanto os do seu negócio podem estar devidamente protegidos.

Além disso, outra dica para proteger seus dados é investir em um software de gestão. Essa ferramenta armazena seus dados de forma segura, o que vale mais a pena do que apenas salvar os arquivos em planilhas e arquivos de texto.

3. Cuidado com as senhas

Você costuma utilizar a mesma senha em todos os locais, ou ainda compartilha com todos os colaboradores da sua empresa? Então, repense essa atitude, pois elas podem ser grandes responsáveis por ataques cibernéticos.

Opte por sempre utilizar senhas com caracteres especiais, uso de digitais e criptografia de ponta-a-ponta, por exemplo.

Assim, se você tem uma empresa de tratamento de água industrial, por exemplo, é possível aumentar a segurança dos códigos e proteger as informações do seu negócio.

Agora que você já sabe sobre essas dicas de segurança da informação, o que acha de adquirir alguma delas para proteger os seus dados com sucesso? Gostou do post?

 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Comentários