Vazamentos

Artista encontra fotos de registros médicos em conjunto de dados de treinamento de IA

Artista encontra fotos suas de relatórios médicos compartilhada em plataforma de treinamento de Inteligência Artificial sem seu consentimento. Confira na íntegra.


O caso aconteceu na Califórnia quando uma artista que atende pelo nome de Lapine descobriu fotos suas tiradas por seu médico no LAION-5B, que é um banco de dados de imagens publicamente disponíveis na internet para treinamento de Inteligência Artificial.

 

Lapine descobriu o vazamento de suas fotos médicas em um site chamado "Have I Been Trained", onde os artistas podem ver se seu trabalho está no conjunto de dados LAION-5B

 

"Meu rosto está no conjunto de dados LAION", escreve Lapine no Twitter .

 

Ao invés de realizar uma pesquisa comum no site, Lapine resolveu fazer uma pesquisa reversa utilizando uma foto atual de si mesma e teve uma surpresa ao descobrir um conjunto de duas fotos médicas de antes e depois de seu rosto, que haviam sido tiradas em 2013 por seu médico.

 

Acontece que Lapine tem uma condição genética chamada Disceratose Congênita, que a fez necessitar de alguns procedimentos. "Isso afeta tudo, desde minha pele até meus ossos e dentes", afirmou ela.

 

Fotos haviam sido tiradas pelo médico da artista, já falecido

 

As fotos encontradas por ela eram referentes a um antes e depois fotografadas por seu médico, com sua autorização: "Em 2013, passei por uma pequena série de procedimentos para restaurar os contornos faciais depois de passar por tantas rodadas de cirurgia oral e mandibular. Essas fotos são da minha última série de procedimentos com este cirurgião.".

 

Porém, o médico de Lapine morreu de câncer em 2018, o que a fez suspeitar que o vazamento de suas fotos tenha ocorrido após a morte do profissional.

 

"É o equivalente digital de receber propriedade roubada. Alguém roubou a imagem dos arquivos do meu médico falecido e ela acabou em algum lugar online, e então foi gravada neste conjunto de dados", disse Lapine em uma entrevista.

 

Lapine postou uma foto do formulário de autorização fotográfica onde ela destaca de forma clara que a foto é apenas para seu arquivo e não deve ser compartilhada.

 

O preocupante agora é que as fotos de Lapine fazem parte de um banco de dados de IA, e muito embora o nome dela não esteja anexado às fotos: "Já é ruim ter uma foto vazada, mas agora é parte de um produto. E isso vale para as fotos de qualquer pessoa, prontuário ou não. E o potencial futuro de abuso é muito alto", acrescenta Lapine.

 

O que é o LAION-5B?

 

A Large Scale Artificial Intelligence Open Network (LAION) é responsável pelo LAION-5B , atualmente o maior conjunto de dados de treinamento de IA disponível gratuitamente, contando com um acervo de mais de cinco bilhões de pares de imagens-texto. O LAION-5B contém imagens e legendas extraídas da Internet.

Comentários