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Black friday e o uso de dados: o que as empresas precisam saber

De acordo com um levantamento da Delloite (2020), as compras no meio digital aumentam aproximadamente 35% do início da Black Friday até o final do ano.


No mês de outubro as pessoas logo se preparam para aproveitar uma temporada cheia de produtos com descontos especiais. Quando se fala da semana da Black Friday, não dá para esquecer das lojas cheias ou e-commerces esgotando seus estoques. 

 

O fluxo de informações acaba se intensificando, sendo assim, é preciso redobrar o cuidado quanto ao cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados, promulgada em agosto de 2018,  com o objetivo de proteger a privacidade de pessoas em relação ao recolhimento e tratamento de suas referências pessoais.

No Brasil, a consequência para as empresas que usam de forma indevida determinada informação do consumidor ou por algum incidente sofre um vazamento é uma sanção financeira, ou seja, multa. 

 

Além disso, a repercussão desses casos afetam muito a reputação da marca, comprometendo seus resultados. Essa preocupação é global por buscar a garantia de segurança de todos, evitando golpes financeiros e assédio moral. Existem certos aspectos importantes a serem pensados pelas organizações a fim de se adequarem aos parâmetros legais, transmitindo confiança aos colaboradores. 



O que os negócios em conformidade com a LGPD estão fazendo? 



Usando dados básicos


Geralmente a dúvida mais comum é: o que eu posso coletar para facilitar a comunicação da venda? Se esse questionamento existir, exija apenas o necessário para realizar a entrega e o pagamento da encomenda. Isso ocorre principalmente nos comércios online e nessa adaptação, no início é interessante evitar a coleta de dados como gênero, idade, mídias sociais e ter muita atenção quando o público é infantil ou adolescente.

Reforçando a política de privacidade 


A gestão de riscos começa dentro do empreendimento, portanto, treinar os funcionários e até deixar um cargo responsável pela sua direção dependendo da necessidade, previne ataques de hackers e demais prejuízos. Estabelecer boas práticas internas é fundamental, buscando conhecimento aprofundado para não cometer nenhum erro e garantir a postura ética.

Conscientizando o cliente 


A verdade é sempre o melhor caminho e a transparência é essencial no momento de se relacionar com quem apoia o seu trabalho. Apesar da internet ter aumentado a exposição de quem a usa com frequência, existe uma palavra chave: consentimento. O uso de Cookies nos sites e Termos de Confirmação consolidam um acordo entre quem fornece a informação e o receptor. Resumindo, deixar claro como todos os dados serão utilizados é imprescindível.

A partir desses três pontos é possível observar como o enquadramento de uma empresa deve contar com dois princípios: conhecimento da legislação e detalhar sempre o porquê de armazenar cada um dos dados. De acordo com um levantamento da Delloite (2020), as compras no meio digital aumentam aproximadamente 35% do início da Black Friday até o final do ano. Tendo em vista a relevância do fator privacidade na decisão de compra e mesmo a prevenção de danos, elevar o investimento em LGPD nesses últimos três meses é um requisito de crescimento.

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